sábado, 22 de dezembro de 2012

Desabafo - Da Integridade do Ser Humano e o fim do mundo

Dizem que o Natal é uma época para renovações, talvez, diria, a preparação para um novo ciclo que se iniciará com um novo ano, mas, em 2012, com certeza, tudo chegou mais cedo, afinal, não se fala em outra coisas a não ser no final do mundo - este que hoje começara no Japão que, por sua vez, mais avançados e modernos, rapidamente construíram tudo de novo! E poxa, o dia passou aqui no Brasil, mas quem diria, nossa mais querida presidenta, Dilma, salvou todos com o "bolsa fim do mundo" - êta presidenta boa!
Bem, como podem ver, o dia 21 passou, e agora eu creio que estamos mais preparados do que nunca para lidar com essas adversidades, diria até que estamos mais do que preparados ainda, pois estamos, de certa forma, mais focados, profissionalmente, hoje em dia sabemos a nossa "função", como também hoje em dia estamos mais distantes de nós mesmos.
Esta época me trouxe uma breve reflexão, antecipada, mas, estamos em 2012! Sigo inconformado - o que não é grande novidade - a respeito da integridade, não profissional, pois esta, creio, todos nós a representamos muito bem, mas sim àquela que diz respeito à sinceridade para com nossos próprios sentimentos, à nossa verdade, e que é esquecida e disfarçada pelo "bem-estar" capitalista do consumo rápido, de sensações efêmeras e produção de lixos materiais, sociais, culturais, humanos e desumanos. Uma integridade tão corrompida, que, sem que percebamos, nos individualiza, nos faz esquecermos do amor para com o outro, da gratidão estampada no compartilhar vitórias, sorrisos, alegrias, muitas vezes, por tão pouco! - Essa semana isso me ocorreu, venho pensando que estou perdendo a vida em mentiras, não criadas por mim, mas, metaforicamente falando, mentiras inevitáveis que, de certa forma, nos levam à um final trágico para mim mesmo, uma certa mentira que coloca outras pessoas a frente em detrimento de mim mesmo - essas mentiras são ruins e não dizem respeito à ajudar pessoas - pelo contrário, o que me ocorreu, me deu esperança, pelo simples fato de eu ter ajudado alguém de tal forma que, sua vitória, se tornou minha vitória também, pois ela compartilhou isso comigo, com gestos bem simples, me senti fazendo parte de algo, por mais simples que fosse, e foi aí que revi a minha essência, meus valores e lembrei que podemos ser e que sou mais forte que qualquer adversidade, assim digamos. Principalmente, por outro fato, lindo, que também me ocorrera, o qual não entrarei em detalhes.
Tais fatos, me fizeram acreditar fielmente que o ser humano é realmente bom - talvez este seja o meu maior erro, pois assim confio naquelas destrutivas mentiras, que são fracas diante de nós mesmos, então, caso encerrado! Também é um erro sonhar que um dia as pessoas enxerguem que vivemos em um sistema falido desde sua existência, pois ele fora criado por uma lógica ilusionada, por vislumbres! É claro que ela teve e até tem sua lado bom, visto o avanço das ciências, que apagaram o avanço da humanidade do ser humano, por isso não digo que este seja um avanço das ciências e das artes, pois as artes dependem primordialmente da humanidade, como a religião que, como vemos, ambas, não estão no seu melhor momento. Aliás, uma pergunta não quer calar: O que será do ser humano, sem a psicologia da religião? Mas, descartar ilusões só para dizer que temos poder sobre si mesmos ainda não chega perto do pior.
Inconformo-me profundamente ao ver um mundo tão evoluído, e tão sem poder, o poder de modificar realidades! Pois, convenhamos, por que mesmo em meio a tanta evolução, ainda existe a desigualdade? Países, cidades, regiões assoladas por doenças, e o pior, pela fome! Pela sede! Pelo conflito! Pela falta de amor! Onde está a humanidade do ser humano? Onde estará  a sua integridade de ser humano? Essa é minha preocupação, meu refletir nesse novo ciclo - meu ciclo será de verdades que privilegiem minha integridade de ser humano que começa, acima de tudo e primeiramente, comigo mesmo e até para com os outros, mas "fora" desse sistema de mentiras.
Uma vez, quando disse que meu maior objetivo profissional, e até mesmo pessoal, pois era um objetivo muito sincero comigo mesmo, era alcançar a justiça e equidade social no sistema, disseram-me para eu pensar melhor, pois isso é impossível. Na verdade, creio que não é, só é impossível pois esta realidade  está distante da pessoa referida, creio que, realizar este sonho. a até mesmo, salvar o mundo, não é impossível, na verdade é mais fácil e está mais perto do que imaginamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails